FANDOM


Como que um homem sozinho conseguiu escapar ileso de cinco guerreiros?

Perícia Difícil com alvo em Destreza e ligada às vocações Militar e Psico-Artística.

De forma resumida: enquanto a Destreza oferece agilidade e velocidade, acrobacia oferece equilíbrio, flexibilidade, precisão nos movimentos.

Com a perícia o personagem se movimenta pelo cenário de forma mais eficiente (parkour), aumenta a capacidade de escapar de armadilhas, em especial as acionadas por queda, aumenta sua esquiva em combate, permite fazer gestos mais graciosos ou imprevisíveis.

A perícia pode ser usada com várias outras de combate, como Faca, Espadas, Arte Marcial para potencializar seu combate, inicialmente melhorando sua esquiva, nos nível de Profissional para cima aumenta também o ataque, tornando seus golpes mais complexos e difíceis de serem deduzidos pelo adversário. O jogador pode fazer apenas um teste simples, só declarando que quer combinar a acrobacia com a perícia de combate, então o golpe será mais impressionante quanto menor for a soma dos dados. Mas se quiser enriquecer a cena é interessante declarar antes do teste o que deseja fazer, como por exemplo: "Eu vou pular na parede e depois pular na direção do inimigo, usando o apoio para aumentar o meu impacto".

Acrobacia pode ser combinada com Dança, para fazer a modalidade dança acrobática, que normalmente impressiona muito mais que uma apresentação comum. Com perícias como Trabalhos Manuais e Artífice ela reduz o tempo necessário para se fabricar ou reparar um artefato, mas não interfere na qualidade do produto final.

Há algumas vantagens secundárias que podem ajudar outras perícias, como Mecânica e Sobrevivência, como o aumento da flexibilidade permitir que se trabalhe em lugares mais apertados ou maior facilidade de se subir numa árvore. Então vamos imaginar a cena: você tem uma armadilha armada no vão de duas paredes próximas, é impossível desarmá-la sem a perícia Mecânica, e o Mestre determinou que a dificuldade da armadilha é nível -4 com mais um mod-1 por estar em um lugar pouco acessível, com a perícia Acrobacias o personagem elimina este último modificador. Vamos supor que a perícia Mecânica dele é nível Praticante, o que dá mod+2, subtraindo do nível da armadilha ele faz um teste contra sua Destreza -2.

Acrobacia é muito ser influenciada por desvantagens ligadas a medo de um ambiente, como acrofobia e claustrofobia, portanto não é legal escolhe-las caso queira usar a perícia, pois uma anularia a outra. Por outro lado, se quiser usá-las, seja para dar um contraste no personagem, seja só pelos pontos ou seja por ser racial como nos centauros que têm claustrofobia como padrão (esta característica dos centauros pode ser trocada por acrofobia, que é medo de altura, caso o jogador queira), a perícia Acrobacias pode diminuir os efeitos da fobia e, quando o personagem já tiver conseguido muitos sucessos na perícia (o MJ que define o quanto seria bastante para isto), a desvantagem pode ser riscada da ficha, pois foi SUPERADA.