FANDOM


Arco-Recurvo-18-Libras-com-3-Flechas-buffalo-river-252011001

- Duvido que consiga acertar o olho daquele demônio desta distância.

- O direito ou o esquerdo?

A perícia permite atirar com arcos. Perícia Difícil com alvo em Destreza e ligada às vocações Militar e Lógica.

Apesar da Besta ter várias vantagens, principalmente a longa distância, o arco ainda é a arma de ataque a distância mais popular em Akaŝa. A longa distância ele é menos preciso que a besta, porém o arco é mais fácil de carregar e de recarregar. Um bom arqueiro é capaz de dar dez tiros no tempo que um balestreiro gasta para dar quatro.

Um arco simples tem o alcance de até 100 metros, um arco longo pode chegar a 200 metros, e até 400 metros se a flecha for atirada num ângulo de 45º, porém este tipo de tiro é dado apenas quando se tem vários arqueiros atirando contra um exército; a maioria dos tiros são dados numa distância de 20-30 metros.

O arco é capaz de perfurar boa parte das armaduras, e mesmo que nem sempre consiga penetrar todas as camadas de uma armadura têxtil acolchoada com cota de malha (uma das mais eficientes, principalmente contra armas de corte), seu golpe contundente é capaz de causar muito dano ao órgãos internos, além de levar o alvo e exaustão com apenas três ou quatro acertos (seriam como três ou quatro socos fortes acertados sem armadura).

Os arcos podem ser:

  • simples - apenas uma peça de madeira curvada presa com um barbante grosso, podendo ser até improvisado na hora, apoia-se a flecha na própria mão.
  • recurvo - as extremidades de suas lâminas são curvas para frente, o que aumenta sua precisão e velocidade. Só perde para o arco longo em termos de alcance, por isto é o arco preferido dos nobres.
  • longo - maior e mais bem trabalhado que o arco simples, porém nem sempre tão preciso quanto o recurvo, possui um apoio chamado de "janela" onde a flecha é apoiada, que permite maior estabilidade e mira do arqueiro em relação com o arco simples.
  • composto - é o mais avançado arco que existe, fabricado só em Fajr-Regno ou por artífices muito competentes. Este arco possui duas polias nas extremidades, e ao contrário dos demais que são feitos quase exclusivamente de madeira ou chifres, o arco composto é feito de alumínio (preferencialmente) ou ligas metálicas. Ele é mais fácil de ser arqueado, e possui mas alcance que um arco longo e mais precisão que um arco recurvo.

Assim como a besta, o dano do arco é dado quase exclusivamente pela qualidade das flechas, mas este dano pode sofre pequenas alterações de acordo com o tipo e qualidade do arco, assim, embora a Força não conte diretamente no dano, um arco longo ou mesmo recurvado de maior resistência requer força para usá-lo com sua potência máxima. Ainda assim o dano base é quase igual da besta, 11-12PV mas ganha +1PV de dano base no nível Profissional e +1PV de dano base no nível Especialista.

O arqueiro pode recarregar e mirar no mesmo turno, algo que não é possível com a besta, ainda assim ele ganha Mods positivos (Máx +3) se ficar mais turnos preparando a pontaria. Em caso de Acerto Crítico ele ainda pode dar um tiro duplo ou triplo usando um único turno (o que não é possível com a besta nem tirando Crítico), porém o MJ pode limitar esta possibilidade caso a Destreza do personagem não for alta.

Outra forma de se conseguir tiros duplos ou triplos, ou de não levar a limitação do MJ é se o personagem, ao invés de pegar uma flecha da aljava por vez, segurar duas ou três flechas por vez (ele as segura com a mão esquerda mas atira uma de cada vez, com a direita), mas ele tem que lembrar de declarar isto antes do teste. Esta é uma técnica relativamente comum e pode ser usada já no nível Praticante.

Outra possibilidade é prender duas ou três flechas na corda (se as flechas tiverem o encaixe) e atirar com um tiro só, embora isto não seja tão complicado os arqueiros que o fazem querem mais aparecer que realmente acertar e só pode ser usado a partir do nível Profissional.

O arqueiro sofre ainda Mod negativo se o alvo estiver a menos de 4 metros de distância (o que não acontece com a besta) é mais fácil de acertar, mas produz menos impacto, e logo, menos dano.