FANDOM

Todas

Você matou ele usando uma cadeira?!?!

A perícia permite usar armas que não se enquadram nas demais perícias de armas. Perícia Difícil com alvo em Destreza e ligada às vocações Militar e Psico-Artística.

Armas desbalanceadas são armas de haste, longas ou curtas, com uma extremidade bem mais pesada que causa dano pelo efeito alavanca, podendo sem contundente OU DE CORTE: machados, martelos, marretas, clavas, maças...

Arma Marcial são armas mais exóticas, normalmente associadas a quem tem treinamento em Arte Marcial, embora não seja obrigado a possuir as duas perícias. Quando o personagem possui ambas e está armado, nos testes de combate ele pode usar apenas a perícia que lhe der maior vantagem, a não ser que ache que testar as duas possa dar alguma vantagem extra.

Como as armas marciais são muito diferente das demais e entre si, esta perícia EXIGE pelo menos uma especialização, sendo a primeira especialização gratuita, as demais o preço fica a cargo do MJ.

As armas, independente da perícia usada, podem ser usadas por SIMILARIDADE, cabendo o MJ calcular os MODs negativos de acordo com a diferença da arma que se quer usar e da perícia que se tem, exemplos:

  • Você pegou a especialização "Marreta de guerra", como é uma arma desbalanceada, você pode usar praticamente qualquer arma desbalanceada com o mesmo alvo, como machados e maças. Já a alabarda tem a mecânica levemente diferente, pois permite um golpe de alavanca (como machado) um de ponta (como lança) e um golpe "puxando" com a ponta menor. Neste caso a alabarda usa o mesmo alvo com o golpe tipo machado e alvo -1 com os demais.
  • Você tem a perícia Bastão e Lança, mas têm disponível um tridente, ambos são armas de haste, mas o tridente é arma marcial (perícia difícil) você pode usá-lo com a perícia Bastão e Lança, mas com mod-2, o que já é vantagem pois usar tridente sem perícia nenhuma dá mod-4.
  • E se for o contrário: Você tem a especialização em tridente mas têm disponível apenas um bastão, mesmo a perícia do bastão sendo inferior (média, enquanto do tridente requer a difícil que é arma marcial), ainda leva mod-1 pois o bastão não fornece os recursos do tridente (como aparar) e nem o treino com tridente permite usar o máximo do bastão (como a facilidade de golpes com giro por ser mais leve).
  • Você tem Arte Marcial com especialização em nunchaku, isto permite usar o san-tien-kuan? Sim, mas com mod-2 (ou mod-1 se a perícia for alta) pois embora parecidos, as armas tem mecânicas diferentes. E o oposto? Aí neste caso você pode usar o nunchaku sem modificador, pois o san-tien-kuan é mais complexo (a menos que o MJ diga que não, aí a regra dele é que vale).
  • Você comprou uma especialização em kama (uma faca meio foice que pode ser arremessada) e outra especialização em chicote (sim, chicote é arma marcial pois não encaixa em nenhuma outra perícia), neste caso pode usar uma kusarigama (procura no google) sem qualquer modificador, e como já são duas armas marciais o MJ pode até dar desconto para armas marciais mas simples mesmo que não muito semelhantes, como permitir usar um say (tridente pequeno) sem modificador.

Quanto maior for o nível da perícia menos modificadores você ganha com outras armas, portanto se alguém chegar a nível Mestre em arma marcial/desbalanceada pode usar qualquer tipo de arma que exista sem modificador nenhum.

Algumas armas, apesar de se encaixarem em outras perícias, podem ser usadas com maior vantagem pela perícia Arma Marcial, pois ela são comumente usadas por quem pratica Arte Marcial, é o caso da Katana, que é uma espada intimamente ligada a artes marciais. Mas a Katana é uma espada e portanto PODE ser usada pela perícia Espadas sem problema nenhum, inclusive usada junto com um escudo. Mas se preferir associá-la com a perícia Arma Marcial, que é mais cara, o personagem consegue causar mais dano, esquivar melhor, etc. Além disto, se ele tiver também a perícia Arte Marcial, ele pode realizar um teste só para as duas perícias, como dito acima, já se tiver usando a Katana com a perícia Espadas terá que fazer os dois testes.