FANDOM

S21

Eu não preciso de armas, eu SOU uma arma.

A perícia indica que o personagem sabe lutar usando o próprio corpo. Perícia Difícil com alvo em Destreza e ligada às vocações Militar e Religiosa.

A perícia não precisa obrigatoriamente de especialização, a não ser que o jogador e o mestre manjem bem de artes marciais e queiram diferenciar entre uma e outra. Seja como for, a primeira especialização é gratuita: kong-fu, karatê, judô, aikido, capoeira, boxe, boxe tailandês, ninjútsu, tai-chi ou qualquer outra arte marcial.

Para ser um bom lutador é preciso bastante mobilidade, assim armaduras dão modificadores negativos proporcionais ao seu peso. Isto não se aplica se forem só acessórios de proteção leves, como joelheiras, cotoveleiras, braceletes de proteção ou armas de punho. Estes acessórios podem aliás melhorar a perícia.

Briga ou briga de rua não são consideradas modalidades de Arte Marcial, se o jogador quiser ser bom de briga mas sem gastar na perícia pode procurar nas vantagens algo que ajude, como hipoalgia ou mesmo negociar "briga" como uma vantagem. Mas sem a perícia, o combate desarmado é sempre contra a destreza e com baixo dano. Já se estiver brigando contra alguém que tenha Arte Marcial, aí o alvo é destreza-4, como toda perícia difícil.

A perícia Arte Marcial NÃO substitui perícias de armas, se quiser lutar armado, tem que ter as duas perícias. Para um combate armado tendo as duas perícias, primeiro se faz o teste de Arte Marcial, depois o teste da arma, como Bastão e Lança ou Espadas; armas de longo alcance não podem ser misturadas com Arte Marcial, e espero não ter que explicar porquê. Porém a perícia Arma Marcial/Desbalanceada em conjunto com a perícia Arte Marcial DISPENSA o segundo teste, você pode jogar apenas contra a perícia que lhe der um alvo maior.

Apesar disto a perícia dá pequenos modificadores positivos para armas que você não tenha a perícia, pois Arte Marcial é o domínio do próprio corpo.

  • Novato: mod+1 em armas fáceis (Besta ou Faca)
  • Praticante: mod+1 em qualquer arma, excluindo Arma Marcial/Desbalanceada
  • Profissional: mod+2 em armas fáceis ou Bastão e Lança, mod+1 em qualquer outra.
  • Especialista: mod+3 em armas fáceis, mod+2 em armas médias e mod+1 em armas difíceis, ou mod+2 se a arma difícil tiver similaridade com alguma arma mais simples.
  • Mestre: mod+3 em qualquer arma.

NOTA: Besta e Arco não podem ser combinados com a perícia Arte Marcial, mas se você não tiver a perícia da arma isto não lhe impede de ganhar o modificador acima, pois a Arte Marcial lhe treina equilíbrio, noção de espaço, coordenação motora, entre outras coisas, assim, mesmo não tento noção de arco, você ganha uma pequena vantagem sobre quem não tem nem noção de arco nem de arte marcial.

Arte Marcial também aumenta o poder mágico (%) do personagem pois há magias que requerem Arte Marcial e não Misticismo para serem usadas, assim seu personagem pode ter acesso a magia ser precisar ser necessariamente um místico.

Este aumento de poder mágico é na seguinte proporção:

Curioso: 10%

Novato: 10% + Vitalidade

Praticante: 10% + PVs

Profissional: 20% + PVs

Especialista ou Mestre: 20% + 2*PVs

Embora Arte Marcial tenha alvo em Destreza, a regra sobre raças em perícias de Força vale aqui também: se seu personagem tiver qualquer característica não-humana como rabo (podendo ser preênsil ou não), chifres ou asas, eles podem influenciar positiva ou negativamente a perícia, dando mods ou dano adicionais. No caso dos centauros, por exemplo, sua parte equina é tanto uma desvantagem em lutas corpo a corpo, levando mod negativo no alvo toda vez que usar Arte Marcial, porém ele ganha investidas mais rápidas e fortes, e toda vez que acertar algum golpe com as patas o dano é agravado.

Além disto, vantagens e desvantagens (raciais ou compradas) que afetam os sentidos, tais como flexibilidade extra, visão apurada ou surdez também influenciam nos mods da perícia.