FANDOM

C02259dc8ddb0e3b49b9b6c3c25ba091
Talvez isto seja mesmo APENAS um pedaço de madeira. Mas isto na SUA mão!

A perícia permite usar armas de haste simples como bastões de combate, lanças leves, bengalas, cajados e centros. Perícia média com alvo em Destreza e ligada à vocação Militar.

A perícia serve para qualquer haste simples (reta), com altura entre 1,50 a 1,9 metros, rígidas e relativamente balanceada, pois cetros e cajados podem ser levemente desbalanceados, mas não o suficiente para serem tratados como clavas. As outras armas de haste são incluídas na perícia Arma Marcial/Desbalanceada, isto vale para o bo, que é um bastão, mas por ser flexível e muito longo (normalmente 2 metros ou mais) conta como uma arma marcial.

Porém algumas armas marciais de haste como alabarda, clava, lança pesada, bo, tonfa podem por similaridade serem usadas pela perícia Bastão e Lança com um nível a menos, ou seja, se é Praticante em B&L pode usar a arma marcial como Novato e assim por diante. Cabe ao mestre definir se a similaridade é boa.

Em mãos treinadas os batões são tão letais quanto qualquer outra arma, porém pela simplicidade da haste são armas mais defensivas que ofensivas e portanto são as armas preferidas de personagens mais pacifistas, como os anjos por exemplo. Além disto só as lanças são consideradas armas em si, as demais hastes, como cajados e bengalas são considerados armas improvisadas, e por isto não chamam muito a atenção e com isto você pode entrar com um cajado até mesmo dentro do templo da Sagrada Conduta onde não são permitidas armas. Até algumas lanças podem se fazer passar por bastões nestes casos.

Como toda arma corpo-a-corpo (exceto Faca), os dois primeiros níveis servem mais para defesa que para o ataque.