FANDOM

52

- O que? Ug...

- ...

A perícia permite atirar com besta (ou balestra). Perícia fácil com alvo em Destreza e ligada à vocação Militar.

A besta permite ataque a distância e é relativamente fácil de usar pois só requer pontaria, sendo assim pode ser treinada sem mestre.

A maioria das bestas requerem pelo menos um turno para recarregar, sendo que algumas bestas pesadas podem exigir dois ou três turnos para recarregar. Além disto, se o jogador não gastar pelo menos um turno fazendo pontaria ele sofrerá modificadores negativos no alvo, já se gastar dois ou mais turnos ele ganhará mod positivo (máx +3).

O alcance de uma besta simples é de 200-250 em linha reta, diminuindo ou aumentando caso estiver atirando para cima ou para baixo. Uma besta pesada tem um alcance de aproximadamente 100 metro a mais. O custo médio de uma besta simples é 150Ж.

O dano base de uma besta é de 10PV e não é influenciado pela força do jogador, porém o jogador pode declarar (antes do teste, óbvio) que está mirando em uma parte específica do corpo, acertos na cabeça ou coração são (quase sempre) morte imediata. Vantagens e desvantagens que afetem a visão influenciam no mod do teste, além disto SEMPRE que o alvo estiver em movimento haverá mod negativo definido pelo mestre.

Sem a perícia ainda é possível usar uma besta, pois armá-la e atirar não requerem muita inteligência, mas além do mod-1 na Destreza o jogador sofre mod-1 para cada 40 metros do alvo por efeitos externos (gravidade, vento) e os mods de movimento.

A partir do nível Curioso o jogador sofre mod-1 para cada 50 metros do alvo por efeitos externos e sofre mod-2 ou mod-3 se ELE estiver em movimento enquanto usa a besta.

A partir do nível Novato o jogador sofre mod-1 para cada 60 metros do alvo por efeitos externos e sofre mod-1 ou mod-2 se estiver em movimento.

A partir do nível Praticante o jogador gasta um turno a menos para recarregar ou apontar a besta; se estiver parado não sofre mod por efeitos externos e é capaz de atirar mesmo de cima de uma montaria, não sofre mod de movimento se estiver andando (ou planando), mas ainda leva mod-1 se estiver correndo, galopando ou voando.

A partir do nível Profissional o jogador gasta um turno a menos para recarregar e um turno a menos para apontar a besta. Não sofre mod por efeitos externos mas ainda leva mod-1 se estiver correndo, galopando ou voando.