FANDOM


Região formada pela Planície e pelo Planalto centáutico. Situada bem no centro de Fajr-Regno, sendo que o planalto fica a oeste da planície centáurica.

Na Planície Centáurica ficam o Riacho Doce e o Riacho Áspero e também o Rio Águia, que se localiza logo depois que os dois riachos se encontram. Como o nome indica, é uma região de vale, cercada por três serras e dominada por cidades centáuricas.

A Planície Centáurica cobre uma enorme área, maior que muitas grandes cidades, ela tem vegetação única no continente, e consequentemente com muitas espécies únicas no planeta, o que atrai alguns herbanários, alquimistas e comerciantes especializados em raridades para a região.

Toda a região é considerada região de caça dos centauros, portanto intrusos não são bem vindos, podendo ser sumariamente expulsos ou mesmo executados caso os centauros acreditem que estes estão desrespeitando seu terreno.

Apesar disto as cidades centáuricas da planície são mais abertas que as localizadas no Planalto Centáurico, o que quer dizer que viajantes podem atravessar a área, usar suas águas e até caçar na região, desde que demonstrem respeito aos princípios centáuricos e não se aproximem demais de suas cidades.

Caso tenha dúvidas quanto a estes princípios, saiba que os centauros são muito honrados e eles vão lhe abordar primeiro antes de lhe por para correr. Nestes casos basta não se mostrar hostil e sua sobrevivência estará praticamente garantida.

O Planalto Centáurico é localizado no meio de várias montanhas ao leste de Burnabad e do Deserto do Sal e a oeste da Planície Centáurica. Apesar do Rio Águia passar entre as montanhas que circundam o planalto, e não por ele, a região é muito fértil, com uma região de mata mais fechada que a Planície Centáurica, quase uma floresta.

As cidades centáuricas do planalto também são mais fechadas que as da planície, aqui não são aceitos estranhos de forma alguma, e qualquer um que se aproxime é sumariamente expulso ou mesmo executado, sem os avisos que costumam vir na Planície Centáurica.

Parte disto se deve ao fato de que as cidades centáuricas do planalto são destinadas especialmente a centauros jovens, sendo assim sabemos que são pelo menos duas cidades: uma para os centauros e outra para as centaurinas, pois segundo a cultura centáurica os jovens nos primeiros anos (isto vai até lá pelos 60, 70 anos deles) não devem se misturar com os do outro sexo, a não ser em situações bem específicas.

Boa parte dos centauros nasce no planalto e depois de adultos passam a viver na planície ou vão para cidades mistas do continente.

Muitos viajantes têm que passar pelas montanhas em volta do planalto para irem de Burnabad para Ĵevurá, Heséd ou para atingir a Planície Centáurica a fim de ir para cidades como Jezod ou Jod ou fazerem o caminho de qualquer uma destas cidades para a capital; em todos estes casos, as caravanas têm permissão que passar pelos sopés das montanhas ou margeando o Rio Águia, que como já dissemos não faz parte da área do planalto, mas são suas fronteiras.

Estas fronteiras são muito bem vigiadas. Muito mesmo.