FANDOM

- Acha que vai correr mais que um urso só porque trocou de botas?

- Não preciso correr mais que o urso, só preciso correr mais que você.

A perícia determina a capacidade e eficiência que o personagem corre. Perícia fácil com alvo em Força e ligada à vocação Militar.

OBS: As perícias ligadas à Força (Corrida, Intimidação, Escalar e Natação) medem a capacidade do personagem em relação a outros personagens DA MESMA RAÇA e não de raças diferentes. Por exemplo:

  • uma sereia mesmo sem nenhum nível de natação nadará melhor que um humano com nível Especialista em natação, por isto se seu personagem for um sirena, gastar pontos de natação o fará nadar mais rápido que outros sirenos, mas em geral não é preciso gastar ponto nenhum na perícia pois o personagem já será bom nadador assim mesmo.
  • um centauro sempre correrá mais rápido que um humano, mesmo sem ter perícia em corrida, por outro lado um humano consegue correr por mais tempo.

Além disto a classificação da perícia é em relação à raça humana, outras raças devem analisar as particularidades físicas, por exemplo:

  • Natação é fácil para humanos, mas para Anjos, Anjos-Negros e Demônios alados ela passar a ser perícia difícil, pois a hidrodinâmica é oposta à aerodinâmica.
  • Escalar é difícil para centauros e qualquer personagem com cascos ao invés de pés. Por outro lado é fácil caso o personagem tenha garras. Se for um demônio com cascos e garras aí o mestre resolve.
  • Uma sereia só pode correr na forma humana, então uma sereia com nível Praticante corre igual um humano de mesmo nível, melhor que um Novato e pior que um Profissional. Porém, no caso da perícia Escalar as sereias que tenham o mesmo nível que os humanos escalam melhor, pois têm a característica Flexibilidade Extra.

Além da velocidade, a perícia Corrida melhora o tempo que o personagem consegue correr, diminui o risco de cair ou tropeçar em terrenos irregulares, e também melhora sua capacidade de dar saltos, seja na distância seja na altura; no caso de centauros reduz o risco de ter problemas cardíacos depois de uma corrida puxada.