FANDOM

- Hmm, esta panela está cheirando bem! O que está preparando?

- São seus ovos.

Perícia fácil com alvo em Percepção e ligada às vocações Religiosa, Lógica e Psico-Artística.

O principal sentido para a culinária é o paladar, mas se quiser explorar bem a perícia lembre que tudo é importante numa refeição: a aparência, o cheiro, a textura... Servir uma travessa de alface ao lado de uma travessa de peixe tem o mesmo valor que forrar uma travessa com alface e colocar o peixe por cima, mas como a aparência é mais bonita, as pessoas preferem ser servidas assim.

Um purê de batata tem o mesmo valor nutricional que um punhado de batatas cosidas, porém devido à textura o gosto parece diferente. O mesmo se dá com o olfato, comidas cheirosas parecem mais gostosas que a mesma comida sem tanto cheiro, ainda que tecnicamente tenha o mesmo gosto.

Por isto a culinária é a arte de selecionar alimentos e prepará-los de forma a tirar deles as melhores características nutritivas ou de sabor. Quanto maior o nível, mas o personagem sabe a diferença que fará no prato uma pitadas a mais ou a menos de ervas, qual melhor temperatura e tempo para se coser cada item, bem como propriedades que cada item causa no organismo.

Aperfeiçoar-se em culinária não apenas faz com que os pratos do personagem sejam mais gostosos e que conheça mais receitas, mas também tenham uma aparência melhor; o personagem pode fazer pratos gostosos mesmo com poucos ingredientes, pode disfarçar melhor gostos desagradáveis de algo que alguém precise comer. Além disto um prato feito por alguém de nível alto de culinária saciará mais do que o mesmo prato feito por alguém de nível baixo. Conhecimentos sobre cultura alimentar também serão acrescentados, tipo: "Carne de porco é considerada uma carne impura em três continentes" (Curioso); "Em Fajr-Regno, purês de tubérculos como inhame e cará são considerados pratos para pobre, em Gaja são pratos nobres" (Novato); "Se for servir licor de fruta-de-letes no almoço o prato tem que ser vegetariano ou peixe de água doce, o licor de fruta-de-letes faz com que o gosto da carne de aves fique estranho e pode causar dores estomacais quando ingerido junto com carne bovina" (Praticante); "Semente de renda-da-rainha com flores de maracujá são bases para eficientes anticonceptivos" (Profissional).

Nos níveis mais altos a Culinária pode até substituir os níveis básicos da Alquimia.

No nível Praticante as personagens femininas ganham um ponto extra em Sedução, e no nível Especialista ganham mais um ponto extra. Já me perguntaram: "Mas porque ponto em sedução vindo de culinária?" Lembremos que estamos num cenário medieval, e se ainda hoje se diz que é possível prender um homem pela barriga... Além disto, embora nos primeiro níveis a comida sirva só para encher a barriga, na alta culinária os sentimentos ligados à alimentação são mais explorados (até a forma com que você cozinha afeta quem come). Quando se "cozinha com amor", tudo fica mais gostoso.