FANDOM


Mão
Existe muita coisa que não se sabe sobre Dara, ou Dandara (ou, dependendo da região ou raça, Tara, Danra ou Tanha), para começar, há uma grande dúvida se Dandara seria uma deusa ancestral ou se seria uma grande feiticeira (talvez de nossa Era) que teria sido cultuada como uma santa.

E também não se sabe como é a aparência de Dandara, a não ser que todos dizem que seria uma deusa muito linda, o que não é muita novidade, pois todas as deusas são muito lindas. Mas isto acontece porque não são feitas estátuas inteiras de Dandara, ela é representada apenas pela sua mão, normalmente a esquerda, com a palma para cima e usando um anel no polegar e outro no dedo médio.

Isto acontece por causa de seu feitiço mais conhecido: A mão de Dandara. Este feitiço é o que transforma bestas em feras, dando a elas uma mão parecida com a humana (com polegares opositores, que é o que permite os humanos manipularem ferramentas com mais precisão que qualquer outro animal) e permitindo que elas possam se apoiar apenas nas patas traseiras.

Segundo a versão de que Tara seria uma deusa, ela foi a primeira a dar a dádiva da postura divina à outras raças, sendo que a raça humana foi a mais abençoada por ela, que compensou sua forma fisicamente fraca com a postura privilegiada. Portanto Tara teria sido a primeira deusa a criar os humanos.

Segunda a versão de que seria uma feiticeira de nossa era, ela teria sido uma feiticeira que amava os animais, e vendo que alguns dos seus atingiam grande inteligência, quis permitir a eles que pudessem se desenvolver ainda mais, se tornando mais parecidos com humanos. Provavelmente as primeiras feras a se beneficiarem da Mão de Dandara foram os lupinos, depois os homens-urso entre outros. Os leonídios (que por sinal são os maiores adoradores de Tanha) só apareceram bem depois, mas sabe-se que os primeiros leonídios surgiram exatamente pelo mesmo feitiço da Mão de Dandara, cujo ritual foi executado por outra feiticeira (Ranŝansa), que acreditam ser descendente de Tanha.

Por este motivo, Dandara é tida como a falsa deusa ou deusa ancestral (nota, para os leonídios, dizer que Tanha, nome de Danra para eles, é uma falsa deusa, constitui motivo de grande ofensa) mais reverenciada entre as feras, especialmente os leonídios (os reptilianos adoram Apep, embora alguns dos maiores líderes entre eles tenham hábito de usar anéis nos polegares e médios, como Dara, que são considerados os dedos mais importantes, pois que são os que mais diferenciam as mãos das raças superiores das garras das bestas).