FANDOM

O Deserto de Ratnæl é o lugar mais seco de toda Akaŝa; enquanto no Deserto do Sal ainda cai pelo menos duas chuvas no ano, no Deserto de Ratnæl nunca se teve notícia de uma única chuva em todos os séculos.

O solo é duro e rochoso, não há nenhum tipo de ser vivo vivendo neste deserto. Por isto, depois que Piro teve vários "pequenos" insucessos em suas experiências mágicas de grande porte, ele passou a fazê-las no Deserto de Ratnæl, para não matar mais nada acidentalmente. A propósito, a Gran-Elemental Varma foi criada neste deserto.

No deserto fica A Fornalha, maior vulcão de Fajr-Regno; e ironicamente existe um enorme lago subterrâneo próximo a ele, onde foi construído o Aqueduto Reverso.

Como todo deserto, a concentração de mana vermelha é muito alta, e devido à Fornalha e também às experiências de Piro, este é o lugar com maior concentração de mana vermelha de Akaŝa.

O fato mais importante sobre o deserto é que no ano de 1346 jP um grupo de exploradores/aventureiros descobriu no meio do deserto algumas ruínas pertencentes à Era Ancestral.

Nestas ruínas estão o templo da deusa Ratnæl, que deu origem ao nome do deserto.