FANDOM


Depois de horas escalando o grupo no cume chega.

A perícia determina a capacidade e eficiência que o personagem consegue escalar lugares íngremes. Perícia média com alvo em Força e ligada à vocação Militar.

OBS: As perícias ligadas à Força (Corrida, Intimidação, Escalar e Natação) medem a capacidade do personagem em relação a outros personagens DA MESMA RAÇA e não de raças diferentes. Por exemplo:

  • uma sereia mesmo sem nenhum nível de natação nadará melhor que um humano com nível Especialista em natação, por isto se seu personagem for um sirena, gastar pontos de natação o fará nadar mais rápido que outros sirenos, mas em geral não é preciso gastar ponto nenhum na perícia pois o personagem já será bom nadador assim mesmo.
  • um centauro sempre correrá mais rápido que um humano, mesmo sem ter perícia em corrida, por outro lado um humano consegue correr por mais tempo.

Além disto a classificação da perícia é em relação à raça humana, outras raças devem analisar as particularidades físicas, por exemplo:

  • Natação é fácil para humanos, mas para Anjos, Anjos-Negros e Demônios alados ela passar a ser perícia difícil, pois a hidrodinâmica é oposta à aerodinâmica.
  • Escalar é difícil para centauros e qualquer personagem com cascos ao invés de pés. Por outro lado é fácil caso o personagem tenha garras. Se for um demônio com cascos e garras aí o mestre resolve.
  • Uma sereia só pode correr na forma humana, então uma sereia com nível Praticante corre igual um humano de mesmo nível, melhor que um Novato e pior que um Profissional. Porém, no caso da perícia Escalar as sereias que tenham o mesmo nível que os humanos escalam melhor, pois têm a característica Flexibilidade Extra.

Os testes de escalada são para o percurso total, portanto o mestre calcula a dificuldade levando em conta a altura do obstáculo, o quanto a superfície é complicada, se os personagens têm ferramentas apropriadas, o tempo gasto, etc. Caso eles tenham equipamentos de segurança e a prudência de usá-los, então um erro nos testes pode significar que caíram "apenas" alguns metros, caso contrário erros em escalar normalmente resultam em morte automática.

Boa parte dos objetivos escaláveis o mestre pode decidir se são ou não possíveis apenas pelo nível dos personagens, sem precisar de testes. Onde a escalada for mais questão de tempo que de preparo (tem bons apoios, não é tão íngreme, a superfície não é lisa) ele também pode optar por sucesso instantâneo calculando o tempo gasto pelo nível da perícia. O MJ só não pode esquecer de levar em conta se os personagens estão ou não bem equipados/preparados.