Gmlqfd1456223775759

Metade da virilidade de um homem depende de sua espada.

A perícia permite usar armas de lâmina longa. Perícia média com alvo em Destreza e ligada à vocação Militar.

As espadas são as armas de corpo-a-corpo preferidas da maioria dos humanos, e dependendo da forma da lâmina e empunhadura incluem: gladio, sabre, florete, cimitarra.

Na maioria das campanhas não será preciso declarar uma especialização para o tipo de espada usada, apenas se os jogadores quiserem uma aventura mais complexa ou com mais detalhes de combates. Porém se o personagem passou a vida treinando e usando apenas gládio, mas num momento ele só tem um florete para usar, o mestre pode usar um pequeno modificador para o teste.

A perícia é baseada em destreza e o teste será sempre em destreza, mas há espadas que privilegiam agilidade (mais leves) e outras que privilegiam a força (mais pesadas, porém mais resistentes). O personagem tem que pensar nisto na hora de comprar a arma, não na hora do teste.

O que diferencia Espadas de Faca é o tamanho da lâmina, sendo que as espadas normalmente tem no mínimo meio metro de lâmina. Porém algumas armas como facão, adaga longa ou mesmo uma espada curta podem ser grandes para a perícia de faca e pequenas para perícia de espada, pois a lâmina fica entre 30-50 cm. Como resolver? Estas armas poderão ser usadas com qualquer uma das duas perícias.

Já as espadas de duas mãos ou montantes são usadas com a perícia Arma Marcial/Desbalanceada, pois seu dano principal é feito pelo efeito de alavanca aproveitando o peso da arma, o que a caracteriza como desbalanceada.

E se ela for uma espada de uma mão e meia, que é leve suficiente para ser usada com uma mão só, mas grande o bastante para permitir causar efeito diferente quando usada com as duas mãos? Neste caso o mestre, levando em conta tanto as característica da espada quanto do personagem, decide com qual perícia o jogador fará o teste.

Algumas espadas como a katana e o wakizashi são espadas mas são feitas especialmente para serem usadas por pessoas com conhecimentos em artes marciais. Neste caso, ele PODEM ser usadas com a perícia Espadas como qualquer espada comum, MAS quando usadas com a perícia Arma Marcial seu potencial é explorado ao máximo, portanto causando mais dano e bloqueando melhor outras armas.

Como toda arma corpo-a-corpo (exceto Faca), os dois primeiros níveis servem mais para defesa que para o ataque.