FANDOM

Esta parte ao sul da Ilha dos Exilados é cheia de montanhas com neve eterna, e é o ponto onde o Rio da Serpente se torna mais estreito, raso e perigoso. Grandes embarcações dificilmente atravessam o estreito, e mesmo embarcações pequenas têm que navegar em fila para não abalroar.

Muitos são os navios que já encalharam ou naufragaram neste trecho do rio, e mais ainda os que já foram atacados por piratas, por isto os comerciantes tem que investir muito em segurança para passar por aqui. Algumas grandes embarcações cargueiras contratam também várias embarcações menores para atravessarem sua carga por entre as duas montanhas.

Navios de Ajros que transportam exilados para a ilha, muitas vezes param nesta região para deixar seus condenados, por isto o sudeste da ilha possui o maior número de ajrenses exilados.

As montanhas são fartamente habitadas por aves, o que faz da região uma área de caça relativamente boa, inclusive para a suposta sociedade de Anjos-Negros de Verda Ero. Há quem diga que alguns sacerdotes e magos têm certo interesse na região; não sei quanto aos sacerdotes, mas não vejo porque algum mago se interessar na região, que não tem boas fontes de mana.

Inclusive, logo ao norte do Estreito Estupor se fixou um grupo denominado "O Equilíbrio Perfeito", que nada têm haver com O Equilíbrio de Jara. Este grupo de religiosos (bem, não sei bem se podemos classificá-los como religiosos, mas parece ser a menos inapropriada) busca criar um ambiente onde todas as cinco manas estariam em total equilíbrio, e também o mesmo para sentimentos e ações. E a região próxima ao Estreito Estupor seria a melhor para isto.

Só que a magia não é forte quando em equilíbrio, pois para ser forte, ela precisa de fontes de mana concentradas, e quanto mais uma fonte de mana se torna concentrada num local, mais difícil é para que as demais fontes também sejam concentradas.