FANDOM

Os Gran-Elementais são seres conjurados pelos deuses e quase tão fortes como os mesmos. Eles recebem este nome pois frequentemente assumem formas parecidas com os elementais, porém os Gran-Elementais não são apenas elementais muito fortes, eles tem características bem diferentes dos elementais comuns.

Embora tenham também grande poder espiritual, tudo leva a crer que são seres mágicos, ou seja, que a parte mágica que os compõe é maior que a espiritual e a material, como as fadas e elementais.

Assim como os deuses, os gran-elementais não têm necessidades físicas básicas, como comer, beber, dormir ou fazer sexo, mas também como eles podem fazer todas estas coisas por mera diversão.

Em sua forma original os gran-elementais têm um metro a menos que o deus que os conjurou: 3 metros para os gran-elementais de Piro, 5 para os demais; Adrian, gran-elemental de Ades tem estatura de uma humana normal, assim como Ades.

Os gran-elementais têm a capacidade de reduzir seu tamanho original para interagir melhor com as outras raças superiores, mas ao contrário dos deuses, não podem mudar suas outras características físicas a bel-prazer.

Quando não estão em sua forma original, adquirem a forma dos elementais típicos de sua magia ou permanecem fundidos ao seu elemento ou fontes de mana, escondidos do plano material e só observando este, até que sua presença seja necessária. Eles também transitam livremente em muitos planos espirituais.

Até o momento, os Gran-Elementais conjurados foram:

Gaja - Conjurada por Tamuz em 322 jP

Ignos - Conjurado por Piro em 324 jP

Æno - Conjurado por Anĝelina em 334 jP

Ariel - Conjurada por Jara em 335 jP

Adrian - Conjurada por Ades em 1389 jP

Varma - Conjurada por Piro em 1401 jP

Como Ades não é considerado um deus verdadeiro para a maioria das pessoas, Adrian também não é considerada uma Gran-Elemental verdadeira, mas coloquei-a na lista por fins didáticos.

Quase todas as religiões não permitem que os Gran-Elementais sejam adorados como deuses, embora se deva certa obediência e devoção, como aos maiores santos. A exceção aqui é de Ades, que quer que sua "filha" Adrian seja tão idolatrada (e temida) como ele mesmo.

Porém as igrejas não conseguem ter controle sobre todos os religiosos... Gaja, p.ex., é adorada pelas Amazonas de Gaja (apesar disto parecer mais uma afronta à religião oficial que devoção sincera), que preferem adorar uma elemental fêmea que um deus macho; Varma é uma das Gran-Elementais mais temidas, e este temor tem se aproximado cada vez mais da idolatria, e o número de devotos dela já não é tão pequeno; até Æno começou a receber honrarias em alguns cultos que antes eram destinadas unicamente à Anĝelina.