FANDOM

As duas estrelas principais de Akaŝa são Hélius Flava e Hélius Blua: Hélius Flava é maior, de cor amarela (como o Sol em relação à Terra) e ilumina quase todos os pontos de Akaŝa o ano todo. Já Hélius Blua é um pouco menor, de cor azul e nem sempre pode ser vista.

Helius
Na posição 1, o hemisfério norte de Akaŝa se encontra no verão e é iluminado por ambas as Hélius, sendo algumas vezes possível ver as duas ao mesmo tempo, principalmente mais próximo aos pólos. Já o hemisfério sul se encontra no inverno e é iluminado apenas por Hélius Blua e apenas parte do dia.

Na posição 2 (outono norte, primavera sul), Akaŝa é iluminada metade do dia por Hélius Flava e metade do dia por Hélius Blua, sendo o período mais iluminado do ano, em que a temperatura (principalmente no centro do planeta) praticamente não sofre alterações. Este período é conhecido também como Dias (ou Noites) Azuis, pois é quando Hélius Blua está mais próxima. Muitas pessoas demoram se acostumar com as mudanças climáticas que ocorrem nesta época, principalmente quando tem que viajar para longe de onde moram.

GargoylesCalendar 04 February by Aranesh

Um típico "Dia Azul" em Ajros

A posição 3 é igual à 1, mas com os hemisférios trocados. Já na 4, que é primavera no norte e outono no sul, o planeta é iluminado apenas por Hélius Flava, é o período em que as mudanças de temperatura e claridade durante o dia e a noite são maiores.

Noite azul

Noite Azul em Gaja