FANDOM


Humanos

Nós humanos somos a raça mais numerosa de Akaŝa, encontrados em todos os continentes de Akaŝa, dos mais quentes aos mais frios. O que dizer de nós, humanos? Nossas diferenças culturais são tantas que é impossível citar todas, portanto, em termos de particularidades, acho que só posso dizer que não temos particularidades. As histórias dos humanos são contadas nas histórias dos continentes.

APARÊNCIAEditar

Altura média de 1,60-1,85 metros, peso médio 60-90 quilos. Os humanos são os que têm os corpos mais parecidos com os deuses. Acredita-se que na Era Ancestral (Era anterior às deusas-mães) os humanos tenham sido a maior e talvez até única raça superior não-divina. Teriam sido criados pela deusa ancestral Dara (ou Dandara), que os presenteou com o corpo perfeito e a Mão de Dandara.

Na nossa época, o Anĝelina Sutra (livro sagrado da deusa Anĝelina) prega que Anĝelina criou os humanos (embora o mais certo fosse recriou, pois é quase certo que a Sociedade Ancestral era humana). Mas Jara também conjurou humanos, só não se sabe se antes de Anĝelina, mas Jara nunca fez questão de disputar por isto. Há uma versão que diz que os humanos descenderiam das Sereias, mas esta versão só é contada em lendas.

Algumas tribos apresentam algumas variações físicas maiores, e alguns até os classificam como raças diferentes, mas esta discussão é antiga e não vou pô-la aqui, apenas cito as três tribos que se destacam mais:

Undo

Edanos: Um pouco mais baixos que os humanos normais, 1,40-1,60 metros, porém mais musculosos, são conhecidos como “os anões”. Os edanos são encontrados nas áreas menos tropicais, tanto ao norte de Fajr-Regno e Akvlando quanto sul de Gaja.

Dulos ou Dualos: São mais altos que os humanos normais, 1,90-2,05 metros, e quase com o mesmo peso, portanto mais magros, a grande diferença são seus membros, as pernas são maiores que dos humanos normais, os braços mais desproporcionais e as mãos mais desproporcionais ainda, sendo que os dedos dos Dulos podem medir até 20 cm, além disto, eles têm seis dedos. A tribo dos dulos é nativa do nordeste de Fajr-Regno, da cidade de Jod e proximidades.

Juandialos: São um pouco mais magros e com mais pêlos que os humanos normais, e mais ágeis também, além disto, eles têm um rabo pênsil, como de alguns macacos (daí o sugestivo apelido de “homens-macacos”). Os juandialos vivem na floresta de Gaja, e fazem suas moradas no topo das árvores, o que para alguns acentua suas características de feras, e não de humanos, mas como eu disse, não debaterei isto neste espaço.

SENTIDOSEditar

Em termos de sentidos, os humanos são a raça superior mais inferior que existe. Seu sentido mais usado é a visão e depois a audição, ambas bem limitadas se comparadas com outras raças. O olfato dos humanos, se comparado com das demais raças, é praticamente uma piada.

Não tento nenhuma vantagem, como os humanos se adaptaram tanto? Seguindo o ditado de que “a necessidade faz o sapo aprender pular”. Ao invés de se adaptarem a cada meio, os humanos buscam formas de adaptar cada meio às suas necessidades (qual outra raça pensaria em construir um Aqueduto Reverso?), e como são os que mais viajam, são também a raça que se ocupou de construir grandes navios, abrir trilhas e posteriormente estradas e são os que mais estudam geografia.

LONGEVIDADEEditar

Os humanos também têm a vida mais curta das raças superiores, entre 80-90 anos. Isto também é fator que contribui para o número alto de humanos, pois se vivem menos, se reproduzem mais rápido.

MAGIAEditar

Outra grande vantagem dos humanos é a afinidade que têm com a magia. Nem todos os humanos desenvolvem o dom, na verdade bem menos da metade os desenvolvem, mas em compensação os humanos são capazes de manipular qualquer uma das cinco Manas, sendo capazes de manipular até três (coisa que nem Piro conseguiu ainda). Dizem os mais exagerados que com muito treino os humanos podem desenvolver as cinco manipulações diferentes.