FANDOM


Jaraale
Assim como Jaraŝé, Jarailê é capital de Akvlando, e residência da família real de Glen.

O arquipélago é banhado por Dolĉamar ao sul e por Larmaro ao norte; é o que tem maior proximidade com Foralen e também com os reinos de Nag e Letis, portanto a influência política de Jarailê é maior que das outras ilhas. Por isto, as reuniões mais importantes, entre elas as que definem os Ciclos de Governo de Akvlando (que ocorrem a cada 4 ou 5 anos), ocorrem aqui.

Em Jarailê está também a maior sede do Yüksek Kan, bem como a sua maior escola. Toda a cidade de Yüksek Bajjadaz (ou Baĵadá) é propriedade do Kan. Não é a toa que Jarailê é um dos poucos lugares de Akvlando onde a Escola Izete não é bem vinda, o que contrasta com Jaraŝé.

Embora seja um pouco menos agitada que a outra capital, Jarailê também recebe viajantes de todos os lugares do planeta, de todas as religiões, idiomas e raças. O comércio é intenso, a marinha também.

O maior número de magos e intelectuais de Akvlando também é encontrado lá (muitos atraídos pela Biblioteca Real de Glen, a mais famosa do continente e segunda maior de Akaŝa, perdendo apenas para a Biblioteca da Sagrada Montanha em Ajros), e também os melhores mestres-artífices, incluindo muitos artífices magos. Consequentemente as melhores armas mágicas também são de Jarailê.

Excluindo templos da Escola Izete, em Jarailê encontramos todos os templos que há em Jaraŝé.