FANDOM


Letis é a menor ilha dos quatro reinos de Akvlando (os outros são Nag, Metilene e as capitais Jaraŝé e Jarailê), governada pela família real Avestar. Alguns historiadores acreditam que a família Avestar tem a mesma origem dos primeiros barĵanas, outros acham que o mais provável é que venham de um ramo da família Laur (ambas tem muitos parentes em comum).

Apesar de ser um reinado relativamente próspero, não há muito o que falar sobre Letis. Sua história conta com governantes e marinheiros importantes e outros nem tanto. No mais a importância de Letis só fica evidenciada quando se torna o reino responsável no ciclo de governo de Akvlando.

Ironia ou não, a ilha de Letis é muito conhecida devida à fruta-de-letis, que deu o nome à ilha. A fruta-de-letis é uma fruta que só cresce nesta ilha (não adianta querer plantá-la, dizem que ela não vinga em outro lugar nem com recursos mágicos) e que fermenta no próprio pé, portanto mesmo sem tratá-la ela já é apreciada tanto pelo gosto doce como pelo teor alcoólico. O licor da fruta-de-letis é o licor mais caro e uma das bebidas mais caras de toda Akaŝa, uma única garrafa pode chegar a custar 50ЖЖ ou até mais.