FANDOM

BaaYrqjCQAA3Y8n

É só um gatinho grande! Senta, senta! Não! Não faz isto! Mau menino, mau menino!

A perícia demonstra conhecimentos sobre os animais do cenário, métodos de cuidar deles, capacidade de domá-los, etc. Perícia média com alvo em Percepção e ligada às vocações Militar e Psico-Artística.

Uma das coisas que me perguntaram era se a perícia é necessária para montar um cavalo. Não é, pois a montaria é uma habilidade tão comum em cenários como este que nem chega a ser uma perícia. Qualquer um com Destreza normal (de 10 para cima) pode montar um cavalo domado sem problema, o MJ pode cobrar de jogadores com pouca destreza um teste com alvo em destreza se começarem galopar muito rápido. Caso o animal seja selvagem ou bravo, aí a perícia pode ser usada para domá-lo ou amança-lo, mas se montar o teste continua sendo de destreza.

No nível Curioso a perícia fornece apenas informações básicas sobre os animais mais comuns. Onde vivem, o que comem, quais são perigosos, etc. Ninguém com Q.I. maior que 6 precisa de teste para deduzir que, se tem um pitbull grande rosnando, não é uma boa ideia chegar perto demais. Porém alguém com nível Curioso já conhece melhor as raças de animais comuns, uma maior diversidade de animais da região, já consegue saber quais podem ou não ser "subornados" com petiscos, como cuidar de um animal já dócil, etc.

No nível Novato já conhece todos ou quase todos animais da região, já tem melhor discernimento sobre quais parecem perigosos mas não são tanto, ou quais não parecem mais são, já consegue trabalhar como tratador de animais domésticos, se não tiver sob muita pressão consegue rastreá-los e conhece uma série de curiosidades sobre vários deles, tipo: sabe quais migram para onde em qual época do ano, sabe se vai chover ou não vendo o voo das andorinhas, etc.

Em Praticante já conhece uma série de animais exóticos e tem bastante conhecimento da maioria, já pode ser um veterinário iniciante, consegue adestrar alguns animais, reconhece sem erro o temperamento deles, etc.

No nível Profissional, além de adestramento o personagem já consegue domar muitos animais selvagens (mas discernimento, ainda não é nada mágico, não pense que vai conseguir amansar qualquer leão só com Profissional), conhece várias curiosidades inclusive sobre muitos animais tidos como exóticos e até muitas lendas envolvendo animais e até algumas raças selvagens (goblinóides, orcs, monstros...), já consegue achar com relativa facilidade trilhas feitas por animais, pegadas.