FANDOM

Lua vermelha1

Psikê

Anima

Ânima

Além de duas estrelas principais (Hélius Flava e Hélius Blua), Akaŝa têm duas luas: Ânima e Psikê.

A cor de Psikê varia do amarelo intenso ao vermelho, dependendo de sua posição e época do ano, enquanto Ânima (que é maior que Psikê) não varia muito, mas tem uma cor entre branco e azul pálido. As luas influenciam não só os fenômenos naturais, mas também os fenômenos mágicos:

Quando Psikê esta cheia as manas vermelhas e brancas se tornam mais forte.

Quando Ânima está cheia as manas azuis e verdes se tornam mais fortes.

O pior período para os magos é quando ocorre uma dupla-nova, por sorte este fenômeno é mais difícil que a dupla-cheia.

Há quem acredite que as luas também influenciam os fenômenos espirituais. Alguns afirmam que principalmente as mulheres ficam mais sensíveis quando Ânima está cheia e bem branca, por outro lado ficam mais carinhosas quando Psikê está cheia e bem vermelha. Muitos afirmam que os licântropos também sofrem influência das luas.

As luas são exaltadas por poetas e bardos; os leonídios dizem que são casas de deuses; já os lupinos as consideram como um tipo de divindade e das mais importantes; eles dizem que Hanŝ (Psikê no idioma deles) é “O Pai Celeste” e que Yasga (Ânima) é “A Mãe Celeste”.