FANDOM


Só precisamos atravessar o canal das águas negras correnteza acima segurando um monte de bicarbonato de sódio. Melzinho na chupeta!

A perícia determina a capacidade e eficiência com que o personagem sabe nadar. Perícia fácil com alvo em Força e ligada à vocação Militar.

OBS: As perícias ligadas à Força (Corrida, Intimidação, Escalar e Natação) medem a capacidade do personagem em relação a outros personagens DA MESMA RAÇA e não de raças diferentes. Por exemplo:

  • uma sereia mesmo sem nenhum nível de natação nadará melhor que um humano com nível Especialista em natação, por isto se seu personagem for um sirena, gastar pontos de natação o fará nadar mais rápido que outros sirenos, mas em geral não é preciso gastar ponto nenhum na perícia pois o personagem já será bom nadador assim mesmo.
  • um centauro sempre correrá mais rápido que um humano, mesmo sem ter perícia em corrida, por outro lado um humano consegue correr por mais tempo.

Além disto a classificação da perícia é em relação à raça humana, outras raças devem analisar as particularidades físicas, por exemplo:

  • Natação é fácil para humanos, mas para Anjos, Anjos-Negros e Demônios alados ela passar a ser perícia difícil, pois a hidrodinâmica é oposta à aerodinâmica.
  • Escalar é difícil para centauros e qualquer personagem com cascos ao invés de pés. Por outro lado é fácil caso o personagem tenha garras. Se for um demônio com cascos e garras aí o mestre resolve.
  • Uma sereia só pode correr na forma humana, então uma sereia com nível Praticante corre igual um humano de mesmo nível, melhor que um Novato e pior que um Profissional. Porém, no caso da perícia Escalar as sereias que tenham o mesmo nível que os humanos escalam melhor, pois têm a característica Flexibilidade Extra.

Sem a perícia de natação a única forma do personagem não afogar é se boiar, isto se não ficar com medo e esquecer-se até de tentar boiar. Um teste de nível 0 (ou seja, básico para Curioso) representa atravessar uma faixa de água parada de curta distância sem carga, a partir daí o nível de dificuldade deve levar em conta:

  1. Carga, mesmo se o personagem for nível Mestre em Natação isto não impedirá a armadura de metal dele de afundar.
  2. A velocidade e a direção da corrente da água.
  3. Obstáculos físicos na água
  4. Condições da água, como temperatura, sujeira, nível de sal, etc.

Cada vez que o personagem erra o teste de natação por uma margem pequena (2 ou 3 pontos dependendo do mestre) ele deve fazer um teste de Vitalidade por turno para voltar a tona e então fazer um novo teste de Natação. Os limites entre se o personagem vai ser apenas arrastado, por quantos metros, se vai ficar inconsciente ou morrer afogado ficam por conta da subjetividade do mestre.