FANDOM


A Planície de Apep fica ao sul da Planície de Êtàze, na região centro-oeste de Ajros. A região é uma grande área de savana, e só recentemente tem sido mais povoada.

Alguns desavisados podem a princípio achar que "Apep" tem alguma relação com o deus ancestral, o que seria bem estranho num continente cuja religião é bem rígida, mas apep significa "cobra" em Dutannês e em helehienez (ambos idiomas são antiquíssimos).

A região não chega a ser infestada de cobras, mas há uma população relativamente grande de cobras na planície, bem como de outros répteis, como lagartos, sëmiks e até alguns crocodilos na região costeira.

Os ajrenses não costumam ser nômades, mas algumas poucas tribos, em especial ciganos, costumam peregrinar pela Planície de Apep, às vezes indo até a região das grandes montanhas. Algumas vilas novas foram criadas para servir de base militar para a milícia conhecida como "La Amikoj"; com o fim das Guerras de Reconquista (que muitos acreditam que ainda não acabou), a milícia perdeu um pouco de sua importância, mas ainda mantêm algumas operações de treinamento na vila de Färagássth (que significa "Amizade" em Yrdok).

A região costuma ser conhecida também por causa de alguns musgos e algas que crescem em alguns pequenos lagos e embaixo da neve. Estes musgos e algas têm várias propriedades medicinais, principalmente para o aparelho respiratório e também em casos de desidratação. Os ajrenses raramente sofrem destes tipos de problemas, mas os musgos e algas têm grande valor de exportação.