FANDOM

O plano material ou físico é o mais fácil de se compreender, mesmo para seres espirituais ou mágicos. As propriedades de um objeto em Ajros não mudam se ele for levado para Gaja ou Fajr-Regno.

Como dissemos, os três planos se influenciam mutuamente, porém esta influência não é direta. Todos os planos puros são invisíveis e intangíveis aos demais, e precisam se adaptar antes de seus efeitos serem sentidos. Por exemplo:

Tentar atacar um fantasma com uma arma material é perda de tempo, pois como o corpo dele não é formado por matéria (ou quase, como discutiremos depois) a espada simplesmente o atravessa. O mesmo ocorre se tivermos uma arma feita só com fluídos espirituais e atacarmos um ser físico (como um centauro, humano ou mesmo demônio materializado), a arma simplesmente fará muito pouco efeito. Porém os deuses conseguem materializar armas feitas com fluídos espirituais e estas sim são armas poderosíssimas e capazes de ferir tanto seres materiais quanto espirituais.

Outro exemplo: Para criar uma bola de fogo, um mago acumula, manipula e canaliza uma boa "massa" de mana vermelha antes de lançar a magia; mas enquanto ele está realizando este processo, a mana ao seu redor não tem efeito nenhum sobre o meio físico, sequer chega a esquentar o ambiente. Um copo de mana azul pura, embora já possa até parecer com a água, só pode ser usada depois (ou à medida em que) se transforma em água física; antes disto ela não tem peso, não mata a sede, não afoga, etc.

Alguns materiais podem acumular ou canalizar propriedades espirituais ou mágicas mais facilmente que outros, por exemplo:

As plantas são as que têm maior facilidade em acumular e canalizar fluídos espirituais específicos, por isto são as mais usadas para preparar poções.

Uma faca de prata é mais fácil de ser encantada que uma de bronze, embora a de bronze retenha o encantamento por mais tempo.

A água-marinha acumula mana azul com mais facilidade que o rubi, que acumula mana vermelha com mais facilidade que a água-marinha.

Entre as substâncias que melhor acumulam poderes mágicos, temos:

  • CRISTAIS: São os que melhor acumulam energia mágica, embora demorem mais para serem encantados. A maioria dos cristais é capaz de acumular todos os tipos de manas, embora alguns com muito mais eficiência que outros. O quartzo é o cristal que consegue acumular qualquer tipo de mana com a mesma facilidade.
    • MANA BRANCA: O principal acumulador é o diamante, depois a ametista.
    • MANA AZUL: O principal acumulador é a água-marinha, depois o topázio e o lápis lazuli, sendo este último um grande acumulador de mana verde também.
    • MANA VERDE: O principal acumulador é a esmeralda, depois a amazonita, que também é um grande acumulador de mana branca.
    • MANA VERMELHA: O principal acumulador é o rubi, depois a granada e o citrino (este também é um grande acumulador de mana branca), o jaspe (também acumulador de mana verde). Alguns consideram o axinite um acumulador de mana vermelha e negra dependendo de como a gema é preparada.
    • MANA NEGRA: O principal acumulador é o ônix, depois a obsidiana.
  • METAIS: Os metais são melhores como canalizadores do que como acumuladores, mas dependendo de como são moldados, das linhas-guia que são feitas nos objetos e outros detalhes, também podem acumular muita mana.
    • BRONZE: é um dos melhores acumuladores, pois é relativamente fácil de se encantar e retem as manas por muito tempo. Bronze com mais cobre acumulam melhor manas negra e vermelha, com mais estanho acumula melhor as manas branca e azul, a mana verde depende de outros componentes presentes no bronze.
    • OURO: é o melhor acumulador de mana branca, mas acumula muito pouco das outras manas e é quase impossível encantá-lo com mana negra.
    • FERRO: O ferro acumula principalmente a mana vermelha, mesmo quando não tratado; a pirita também é ótima acumuladora de mana vermelha, todas as outras manas são mais difíceis de se encantar (embora isto possa ser resolvido com formas especiais de tratar o ferro, como acrescentando um pouco de prata, enxofre, cromo...), porém o ferro consegue reter bem qualquer mana depois de encantado.
    • ÓSMIO: Por muito tempo se acreditou que o ósmio era um dos poucos metais totalmente refratário à magia, tanto que é usado como isolante mágico. Porém, embora o ósmio seja o metal mais difícil de se encantar, se ele for encantado, retem a magia mais que qualquer outro metal.
  • ORGÂNICAS: Substâncias de origem orgânica acumulam fluídos mágicos com a mesma força com que acumulam os seres de que são provenientes. De todas as substâncias orgânicas, a maior acumuladora é o sangue, sendo que muitos são caçam só para aproveitar o sangue de suas vítimas. Como substâncias orgânicas não são boas canalizadoras devido sua composição irregular, raramente são feitos artefatos mágicos em que elas predominem, menos ainda armas mágicas, mas elas são frequentemente usadas em conjurações de encantamentos devido suas propriedades acumuladoras.

Substância canalizadoras: Para uma magia ser bem realizada, além de acumuladas, as manas precisam ser canalizadas. Bons canalizadores além de direcionar os fluídos mágicos, evitam que as magias não saiam como previstas.

  • CRISTAIS: Em geral os cristais não são bons canalizadores de magia, e dependendo da lapidação dada a eles, eles podem se tornar até dispersores. Mas devido a seu efeito acumulador, os cristais podem servir também como moderadores, evitando que uma magia saia muito mais forte do que o mago gostaria. Isto é muito útil quando se está em um lugar cujas fontes de mana agem de forma incomum. Cada cristal modera melhor a mana que acumula melhor.
  • METAIS: os metais são os melhores canalizadores devido sua capacidade de serem moldados e ornamentados com linhas-guia.
    • PRATA: É o melhor de todos os canalizadores, embora seja um péssimo acumulador. A prata oferece resistência quase nula a todas as manas e é a que permite melhor fluxo de fluídos mágicos através das linhas-guias. Assim, ainda que os artefatos mágicos mais poderosos não sejam necessariamente de prata, a maioria dos artefatos mágicos são de prata ou contém pelo menos um pouco de prata em sua composição.
    • FERRO: O ferro pode tanto ser bom quanto mau canalizador, tudo depende de como é tratado. Um aço de boa qualidade pode ser quase tão bom quanto a prata, enquanto o ferro cru pode servir até como dispersor. Outra característica do ferro é que ele normalmente (mas não exclusivamente) canaliza melhor magias de curto alcance.
    • OURO: O ouro é o melhor canalizador para a mana branca, mas é péssimo para a mana negra. Ele também canaliza bem a mana azul, já as manas vermelha e verde ele tem eficiência "moderada"
    • CHUMBO: O chumbo é um bom moderador de magia negra, e dependendo de como é tratado e das linhas-guia, pode ser usado com quase todas as manas, menos a branca.
    • ALUMÍNIO: Assim como a prata, o alumínio é bom condutor mas péssimo acumulador, e normalmente usado para canalizar magias de longo alcance, sendo muito usado como hastes de flechas encantadas. Outra curiosidade do alumínio é que linhas-guia não funcionam com ele.

Outros efeitos diversos:

  • As plantas são grandes acumuladoras de fluídos espirituais, mas em poções muitas delas tem efeito também sobre fluídos mágicos, podendo tanto aumentar quanto diminuir os efeitos das manas. componentes animais e minerais também dependem de como são combinados.
  • ENXOFRE: É normalmente relacionado à magia negra e aos demônios, mas embora seja um elemento relativamente abundante em muitas cidades infernais, o enxofre é usado também para magias do fogo (principalmente como pirita) da terra (principalmente como sulfatos) e há quem diga que até em poções ligadas às magias de água.
  • MÁRMORE: O mármore é considerado o melhor isolante mágico, e não pode ser encantado. Ao mesmo tempo que não absorve nem conduz magia, também não deixa que fluídos mágicos passem por ele, por isto cálices e pias de mármore são muito usados para manter líquidos mágicos cujos efeitos não se querem perder, bem como espátulas de mármore para manipular substâncias mágicas sem entrar em contato com elas.
  • MARFIM: Também é um isolante mágico, mas embora não absorva nem canalize efeitos mágicos, ao contrário do mármore, ele permite que efeitos de substâncias mágicas percam lentamente suas propriedades, ainda assim é bem mais eficiente que qualquer metal (com exceção do ósmio)
  • COBALTO: Devido à cor, há quem acredite que o cobalto seria um bom acumulador de mana azul. Só que nem tuda substância reflete a cor da mana que é mais afim. O cobalto na verdade se mostra um grande DISPERSOR de magia (todas), portanto é usado em objetos ou mesmo em pó para contra-mágicas. Ligas com prata tornam os efeitos dispersores do cobalto ainda mais potentes, e alguns objetos feitos com prata e cobalto são no mínimo interessantes, embora possam causar efeitos caóticos se forem tratados por inexperientes.