FANDOM


Sagrada Montanha
A Sagrada Montanha é a capital de Ajros e também o lugar mais sagrado para a Sagrada Conduta.

Nela se localizam o grande Templo de Mármore, que é o maior templo da Sagrada Conduta e o único que possui um trono de Anĝelina, de onde a deusa faz suas aparições mais importantes (embora já há muitos anos ela não tenha aparecido a público). É também na Sagrada Montanha que se localizam a grande Biblioteca de Helena, que é a maior biblioteca de toda Akaŝa, contendo incontáveis pergaminhos, principalmente sobre a magia e a história. O acesso à Biblioteca de Helena é extremamente restrito e ela é considerada quase ou tal sagrada quanto o Templo de Mármore.

Três das oito Gigantes Guardiãs se encontram na Sagrada Montanha, as duas Guardiãs Gêmeas vão da base da montanha até quase seu topo e são usadas como enormes escadas pelos cidadãos para irem de uma parte a outra da cidade.

A cidade foi construída a partir do topo da montanha, mas foi crescendo literalmente dentro da montanha, sendo que uma enorme escada com degrais bem estreitos foi esculpida ao longo do imenso paredão da Sagrada Montanha e a partir desta escada várias casas, corredores, canais e outros foram escavados, formando uma cidade vertical.

O interior da montanha é o mais rico em alvanita do planeta, o que facilita sua iluminação e aquecimento.

Na parte sudeste da montanha nasce o Rio Kepas, o mais importante de Ajros. Como é a cidade mais sagrada para os seguidores de Anĝelina, a Sagrada Montanha é também o lugar onde o mana branco é mais abundante e o mana negro é nulo. Até a neve da Sagrada Montanha é impregnada de mana branco e considerada sagrada. Isto faz com que a Sagrada Montanha seja ainda mais sagrada para os magos do ar.