FANDOM


Você pode ser um rei naquela cidadezinha sua, mas aqui na selva você não passa de comida.

A perícia capacita o personagem a viver em terreno não-urbano ou hostil. Perícia média com alvo em Q.I. e ligada às vocações Militar e Lógica.

Caso a campanha seja bem complexa, pode ser interessante usar uma especialização, como "floresta", "savana", "deserto", "insular", etc.

a primeira regra da Sobrevivência é como encontrar comida. A segunda é como não virar comida, portanto os primeiros níveis dizem respeito a caçar, preparar uma caça, seguir trilhas, onde achar plantas que podem comer, etc.

Com Praticante ou Profissional já consegue não apenas desviar que tudo que for venenoso (por exemplo) mas extrair o veneno destas coisas para usar em benefício próprio, ver indícios sutis na natureza sobre onde encontrar o que (água ou mesmo ouro, por exemplo), quando o tempo vai mudar, quando uma fonte de mana vai mudar.

Nos níveis mais altos você já é mais apto a viver no tipo de terreno escolhido do que numa grande cidade. Tem total conhecimento dos animais, plantas, bem como dos perigos do terreno (não vou pisar aqui porque é areia movediça).

Uma faca e cordas são sempre muito bem vindas, mas outra habilidade que Sobrevivência permite é improvisar ferramentas, o que pode inclusive ser usado para outras perícias. Embora Sobrevivência esteja ligada ao Q.I. e não à Percepção (pois não basta perceber as coisas ao redor, é preciso saber usá-las), ter bons sentidos sempre ajuda em sobrevivência, sejam os raciais, seja os escolhidos em Vantagens. Centauros usam principalmente o olfato e a visão, já demônios (não súcubos/íncubos) usam mais a visão noturna e audição, além da resistência ao calor ou frio ajudarem nos terrenos de certo clima.