FANDOM

Testes de Reação são realizados quando se quer definir aleatoriamente uma impressão ou reação de um jogador em relação a outro.

O teste é realizado com 1D12, sendo que 1 representa a pior reação possível e 12 a melhor reação possível.

Testes de Reação normalmente são feitos em relação de um PM para um PJ, ou o inverso e por isto o Mestre faz o rolamento oculto. Mas o mestre também pode solicitar que um jogador faça um teste de reação em relação a algum outro personagem.

Seja o teste realizado pelo mestre ou pelo jogador, o personagem alvo do teste, não precisa deixar transparecer totalmente o resultado na interpretação, pois há muitas variáveis, principalmente sociais, que podem fazer com que seja melhor conter um pouco as emoções.

  • Por exemplo.: Faço um rolamento oculto e tiro um resultado muito baixo, o que indica (neste caso) que meu personagem não gostou do personagem do jogador. Porém, ele pode fingir que gostou muito do personagem, para tentar tirar alguma vantagem ou até tentar enganar o outro personagem.

Se o teste for muito alto, normalmente não é preciso disfarçar (afinal, escondemos são as más intenções), ainda assim o mestre (ou jogador, dependendo de quem fez o teste) pode disfarçar um pouco o entusiasmo.

Porém, sempre que o mestre fizer um teste de reação, o jogador poderá fazer um teste de Q.I. (ou Psicologia, se você for o mestre, avalie os MODs), para ver se consegue algum indício de que o PM esteja mentindo, caso acerte por uma pequena margem, o mestre pode dar uma dica de uma faixa do teste.

  • Por exemplo, tirei 2 no Teste de Reação, mas meu personagem não deixa transparecer o ódio contra o personagem do jogador. Este jogador faz um teste de Q.I. e acerta por um ponto, eu então posso dar uma dica como se meu resultado tivesse sido até 4, tipo: "Você acredita que o PM não ficou muito entusiasmado contigo" ou "não parece que ele esteja mentindo, embora também não pareça que ele esteja tão afim de colaborar"...

Se o jogador falhar no teste de Q.I., ele não sofre penalidade nenhuma, apenas não percebe nenhum indício de blefe. Caso ele erre muito e os PMs ao redor tenham um bom Q.I., eles poderão perceber a dúvida do personagem, o que pode desencadear outras reações e até novos testes.

Caso a aventura permita, e se um personagem perceber que está sendo avaliado (pelo teste de Q.I.), ele pode replicar com outro teste de Q.I. (ou Psicologia ou Disfarce/Furtividade) para melhorar o "blefe".

Quando o personagem encontra um grupo novo de PMs, o mestre pode fazer ou solicitar os Testes de Reação separados ou um só para o grupo. P.Ex.: o personagem encontra três vendedores numa praça, posso escolher jogar 1D12, e assim o personagem avalia os três como grupo, ou jogar 3D12, e assim um dos vendedores pode parecer mais honesto ou desonesto que os outros.

O resultado do teste é sempre mais favorável quanto maior o resultado tirado, porém a graduação da escala depende única e exclusivamente da subjetividade do mestre.

  • Resolvo colocar alguns personagens em jogo que poderão tanto ajudar quanto atrapalhar os jogadores, neste caso posso usar extremos, como 1 sendo "ódio profundo" e 12 "totalmente deslumbrado". Em outros casos os PMs podem não ter qualquer motivo para odiar os PJs, neste caso 1 seria apenas "indiferença". No caso oposto, 12 seria "indiferença", enquanto 1 seria "tentar matar".

Escolhi o D12 para os testes de reação pois ele é o único que pode ser dividido em grupos de 3 e 4. Eis alguns exemplos de escalas de reação.

12 Grupos 6 Grupos 4 Grupos 3 Grupos
1 Inimigo mortal Inimizade profunda Muito ruim Reação ruim
2 Ódio Profundo " " "
3 Ódio Inimizade " "
4 Inimizade " Ruim "
5 Antipatia Não cooperativo " Reação neutra
6 desprezo " " "
7 Neutralidade Cooperativo Boa "
8 Pode ajudar se tiver interesse em comum " " "
9 Simpatia Amizade " Reação boa
10 Cooperação " Muito boa "
11 Amizade Co-Idealistas " "
12 Amor/Devoção/Deslumbramento " " "

Testes de Reação podem ser influenciados também pela relação entre as vocações dos personagens. Eu disse PODE SER porque nem sempre a Vocação do PM pode ser clara (ou o Mestre pode nem se importar com isto), se um PM tem. P.Ex., Vocação religiosa, mas não fez nenhuma abordagem ao PJ que indique isto (não tentou convertê-lo, não ficou perguntando sobre religião nem exaltando o nome de algum deus com fervor); ou se é um guerreiro, mas não deixou claro se sua vocação é militar (pois nem todo guerreiro tem que ter vocação militar, nem todo sacerdote tem que ter vocação religiosa, nem todo bardo tem que ter vocação psico-artística, etc. vide detalhes na página de Vocação) então o Teste de Reação não sofrerá MODs.

MILITAR RELIGIOSA LÓGICA PSICO-ARTÍSTICA
MILITAR 2 -1 1 0
RELIGIOSA -1 2 0 1
LÓGICA 1 0 2 -1
PSICO-ARTÍSTICA 0 1 -1 2

Testes de Reação também podem ser combinados com testes de Sedução, e o jogador também pode sempre pedir para fazer um teste de sedução quando o MJ pedir um teste de reação ou o inverso. Os dois testes podem ser feitos juntos (e o MJ pode também definir se o melhor resultado será para um ou o outro) ou um em consequência do outro.

Embora os Testes de Reação sejam normalmente feitos pelo MJ, os jogadores também podem pedir para fazer testes de reação, principalmente se quiserem combiná-los com jogadas de Sedução, Q.I. ou Psicologia. Isto pode ser útil quando o jogador fica sem ideias sobre O que fazer.