FANDOM


"Em nossas veias correm o sangue mais nobre de Akaŝa. Somos herdeiros dos elementos mais fortes, a água e a terra, elementos de fartura. Vivemos pela honra e pela disciplina."

Orientação: Oficialmente é uma escola religiosa, mas isto está longe de ser verdade na prática, e a orientação dominante de escola é política. A presença militar também é forte.

Composição e influência: Muitos dos nobres de Akvlando e de Gaja são adeptos do Yüksek Kan, a que faz dela uma escola poderosa. É também a mais rica de todas as escolas e tem muita influência também no comércio, e isto não se restringe os continentes de Gaja e Akvlando.

Os adeptos do Yüksek Kan são todos humanos, mas pelo menos uma parte do Kan se relaciona bem com as sereias. Por outro lado há boatos de que parte do Kan esteja trocando interesses com alguns demônios.

O Yüksek Kan tem um exército e marinha relativamente grande e forte. Tem também grandes magos, mas não é uma escola muito representativa em magia. A maioria de seus magos são verdes, o que favorece magias ofensivas e defensivas.

A escola também tem uma característica machista. Quase todos os adeptos são homens, algumas poucas nobres atuam junto com o Kan por trás dos panos, influenciando a política. As poucas adeptas reconhecidas são normalmente magas, principalmente magas azuis, mas como já foi dito, os magos não são tão prestigiados na escola (e talvez por isto ela não é uma escola tão grande quanto poderia ser, mas eles acreditam mais em qualidade que quantidade).

Deuses: Jara e Tamuz, sendo que a doutrina de Tamuz costuma sobressair, principalmente em Gaja.

Estado atual: É uma escola grande e poderosa, sua presença é maior em Gaja, mas também está presente em cidades importantes de Akvlando e controla pontos estratégicos na Ilha dos Exilados. Apesar disto a escola não é muito coesa, vários líderes da escola tentam aumentar seus poderes derrubando outros líderes da escola.

Há muita discordância nas formas de se dirigir a escola, alguns líderes buscam expansão pela guerra, principalmente contra Fajr-Regno, outros dizem que a escola deve se preocupar em recuperar sua honra e honestidade do passado.

Nos tempos de guerra o Yüksek Kan se mostra ainda mais dividido, sendo que muitos grupos dele parecem tramar contra os interesses do próprio Kan. Reina um clima de desconfiança em todo Yüksek Kan.

Frases de MestresEditar

Roberto
DUQUE BISPO ROBERTO
- Humano, 55 anos, Orgulhoso, mas sempre diplomático. Controla a ilha de Metilene e associa o poder de duque pelo Yükesek Kan e Bispo pela Igreja Cisne Branco.
  • Não acredite em boatos sobre divisões no Kan ou que estamos perdendo a honra. O Yüksek Kan sempre foi o maior exemplo de honra em Akaŝa. Maus exemplos podem surgir até dentro de nosso amado Kan, mas são tudo casos isolados.
  • Acho até louvável que mais jovens queiram entrar para o Yüksek Kan, mas não vou apoiar que afrouxemos nossas regras de seleção. Temos uma tradição milenar que nunca falhou, não vamos abandonar a tradição. Querem mesmo lutar pela honra? Procurem a Igreja Cisne Branco então, ela também representa nossa divina mãe Jara.
  • Sabemos escolher bons cavalos e bons cachorros. Guardada as proporções, escolher um bom soldado usa os mesmos métodos.
  • Se tenho orgulho de meu ducado? Meu caro, como não ter orgulho de pertencer à alta casa de Akvlando? Como não ter orgulho de ser um duque do Yüksek Kan? Como não ter orgulho de ser Bispo da Igreja Cisne Branco? Cultivemos sim a humildade, mas não a falsa humildade, pois esta, é mera hipocrisia.
  • Temos algumas magas no Kan, e também algumas esposas de nossos representantes demonstram honrada postura dentro de nossas etiquetas. Mas é preciso virilidade para conduzir o Yüksek Kan. É uma questão de natureza. Nós adoramos uma deusa que é fêmea e muito sábia, mas em termos de honra, inteligência, força, postura, os homens sempre serão superiores. Você não acha que nós, homens, somos belos?


Nasteu
MESTRE NASTEU
- Humano, 83 anos, É considerado um dos maiores exemplos para os jovens do Yüksek Kan, conselheiro da casa de Nag.
  • Não é só o futuro do Yüksek Kan que me preocupa. Estou profundamente preocupado com o seu presente. Onde iremos se não resgatar nossa antiga honra tão aclamada?
  • Jara sabe muito bem a diferença entre LEGAL e JUSTO. Aconselho-te a ler mais sobre isto. Livros não faltam em nossa biblioteca.
  • Sei que não gostam que eu diga isto, mas tenho mais medo dos inimigos dentro do Yüksek Kan que dos de fora.
  • Ser bom com armas não vale nada se você não tem o mínimo senso de estratégia. A sabedoria é maior que a inteligência, e não se aprende nem nos livros. Isto não quer dizer que você deva parar de ler. Já foi na biblioteca hoje?
  • Ah! Estas mulheres de Nag ainda vão me deixar com os cabelos brancos. Por que elas são tão terrivelmente loucas?


Parael
GAEL
- Humano, 45 anos, É um dos mais jovens generais do Yüksek Kan, recebeu alto reconhecimento do Kan depois que conseguiu descobrir e desarticular um complô contra o Yüksek Kan.
  • Eu adoro a biblioteca, mas o mundo aqui fora não espera.
  • Soldado, arrume-se! Você representa a imagem do Kan, como espera respeito se não sabe nem se portar? O que espera que pensem de nós? Que estamos ficando desleixados? Vou lhe dar um dia de jejum para meditar.
  • Tudo é política. Mas a política às vezes me enoja.
  • Se um de nós errar, todo o Kan está errando. Fiquem atentos, não vacilem e não deixem os outros vacilar. Treino é uma coisa, ação é outra. Vocês têm os instrutores e os conselheiros, quem a corte e as regras, USEM-OS enquanto podem. Fazer besteira no treinamento é perdoável, fora dele não.
  • A muito lugar para soldados no exército ou marinha, mas no Kan só há espaço para os melhores, quem não aguenta o treinamento filie-se em outro exército. Já me basta ter que aguentar alguns filhos de nobres que sou obrigado a admitir em nossas fileiras. Alguns destes nobres devia prestar mais atenção no bom-senso que no orgulho.


Lo
LÉO DE LETIS
- Humano, 27 anos, Príncipe herdeiro de Letis, é muito inteligente e um grande espadachim, mas não é dos mais disciplinados, e vem causando problemas com alguns grupos dentro do Kan.

Alguns afirmam que ele não é tão inteligente quanto parece, outros dizem que ele é mais inteligente do que parece e muitos o consideram um perigo pela duas possibilidades.

  • Tudo é política. Principalmente dentro do Yüksek Kan. Aqui dentro respiramos política.
  • Não vou falar nada do duque de Metilene, pois não podemos ofender ninguém de dentro do Kan sem provas. Mas da Igreja Cisne Branco podemos, então você não acha que o Bispo de Metilene é meio afeminado?
  • Nasteu é o único sábio do Yüksek Kan que compensa ser ouvido. O pessoal de Nag é mesmo privilegiado. Aqui em Letis só temos um príncipe extremamente lindo e incrivelmente inteligente, mas gente confiável mesmo, nenhum. Bom, pelo menos não temos trapaceiros, como dizem que estão cheios em alguns reinos ao norte...
  • Precisávamos ter mais magas azuis e também mais algumas verdes por aqui. Como a nossa escola pode ser uma das poucas do mundo que não investe em magia?
  • Olá, a dama gostaria de passar uns minutos com o príncipe mais bonito de toda Akvlando?